domingo, janeiro 25, 2015

A Matemática na Arte

Há muitos anos havia uma lenda sobre os alunos nas escolas: professores e diretores, aconselhavam aos pais, que deveriam deixar seus filhos se desenvolverem na Arte quando não apreciavam a Matemática. Ledo engano! Todo artista é matemático! A Matemática está presente em toda obra de arte. 
Dizia o filósofo Aristóteles que "os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de fato o objeto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas".  Por outro lado, Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

Eu sou da Matemática e da Arte. E as promovo a cada segundo, a cada trabalho, são elas as minhas alegrias, minhas dádivas provenientes do Criador, o Maior Matemático, o Arquiteto do Universo, cujo projeto é perfeito e inigualável!



Imagem relacionada
M31 - Messier 31 ou Constelação de Andrômeda _ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário